O olfato volta depois da Covid-19?
Por MARIA AUGUSTA FERREIRA há Por MARIA AUGUSTA FERREIRA as 18:09 - 11/02/2021 Covid-19
Compartilhar
Com a disseminação do novo coronavírus, você já deve ter ouvido falar de anosmia ou hiposmia. Parte do quadro de sintomas comuns da Covid-19, a perda do olfato, seja ela total ou parcial, fez parte da rotina de grande parte dos contaminados. Contudo, a dúvida agora é outra: após a recuperação, o sentido volta à normalidade?
O que foi observado é que, diferentemente de pacientes com outras doenças respiratórias — rinite, sinusite ou resfriados —, infectados pelo coronavírus apresentam uma recuperação mais lenta, que pode levar alguns meses. De acordo com uma publicação feita pela revista científica Annals of Internal Medicine, 87% dos pacientes estudados que contraíram a doença tiveram perda de olfato.
A boa notícia é que, segundo especialistas, alguns treinamentos podem contribuir para a volta do sentido. Por meio de estímulos olfativos enviados às células receptoras localizadas nas narinas, alguns neurotransmissores são ativados. Assim, o cérebro é incentivado a sentir os cheiros novamente.
A fisioterapia olfativa, como pode ser chamada, funciona da seguinte forma: o paciente escolhe cinco produtos — que podem ser ervas, café, vinagre e produtos de higiene — e os separa em diferentes potes. Diariamente, cheira todas as essências por cerca de 10 segundos, com um intervalo de um minuto entre cada uma delas. Acertando ou não o produto, deve-se passar sempre para o próximo. O tempo de reabilitação deve ser indicado conforme orientação médica.
Para casos de perda de paladar (ageusia), o exercício também pode ser reproduzido. Provar diariamente diferentes alimentos, que representem os gostos básicos do paladar —amargo, azedo, salgado, doce e umami —, pode ajudar na reabilitação.
O exame para detectar o novo coronavírus já está disponível pela Nissei e é feito por meio do sistema drive-thru, mediante agendamento prévio pelo site. Para realizar, verifique a disponibilidade dos testes em cada unidade e marque o agendamento. Para mais informações, procure a loja mais próxima ou acesse nosso site.