Compartilhar
O coronavírus ainda está aqui
Há Por Anônimo as 13:16 - 6/11/2020 Covid-19
Compartilhar
Embora, aparentemente, haja uma diminuição dos casos, é importante não esquecer dos cuidados de prevenção
Após cerca de oito meses de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, uma coisa é certa: o fim do distanciamento segue incerto e, ao que tudo indica, será preciso conviver com o vírus por um longo tempo.
Isso porque, ainda que as medidas de abertura de shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos estejam mais flexibilizadas, não significa que a pandemia acabou. Ao todo, são mais de 160 mil mortes no Brasil e 5 milhões de casos confirmados. Por isso, para que o número de casos não aumente e os riscos de contágio diminuam, é preciso reforçar os cuidados necessários.
Em primeiro lugar está o uso das máscaras, indispensável para quem precisa sair de casa. Além da obrigatoriedade dos protetores em transportes públicos, escritórios, supermercados e ambientes fechados, as máscaras também devem ser utilizadas em locais abertos. Lembrando que retirá-las para conversar também não é permitido e devem ser utilizadas mesmo nos dias quentes.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é a higienização das mãos e superfícies. Como as mãos são uma das principais portas de entrada de contaminações, lavá-las adequadamente e várias vezes ao dia, assim como utilizar o álcool em gel sempre que tocar em superfícies potencialmente contaminadas, são medidas eficazes contra o contágio.
Neste caso, vale ressaltar que o uso de luvas não impede a infecção por meio das mãos. Ainda que cause uma falsa sensação de proteção, as luvas continuam tendo contato com outras superfícies. Desta forma, ainda que as mãos estejam limpas, outros locais como o volante do carro ou maçanetas de portas podem ser infectadas.
Lugares com grande aglomeração de pessoas, como supermercados, shoppings e até mesmo parques também são focos de contaminação. Por isso, ainda que exista a flexibilização para abertura desses locais, é preciso manter o distanciamento social, não compartilhar objetos; não levar a mão à região dos olhos, boca e nariz; e não retirar a máscara. Caso esteja com sintomas como febre, tosse, dor de garganta e fraqueza, a recomendação é não frequentar esses locais e consultar com um especialista.
Em caso de dúvidas, procure um médico. Com os Serviços Avançados Nissei (SAN), entre outros benefícios, você conta com o exame para detectar a Covid-19. Para realizar, basta dirigir-se à unidade em que foi agendado e procurar o local indicado. O exame é feito mediante agendamento pelo site. Os testes funcionam por meio do sistema drive-thru, o que agiliza o processo e evita aglomerações nas unidades da farmácia. Para saber mais, procure a unidade mais próxima ou acesse nosso site.